terça-feira, 26 de março de 2013

O SMPlayer chega ao Haiku

Aos poucos o Haiku vem ganhando reforços em seus repositórios de aplicativos, agradando os usuários atuais e dando fôlego para apresentar o sistema para os novatos.
Em mais um trabalho de porte do Giovanni Mugnai, o SMPlayer, conhecido frontend gráfico para o igualmente conhecido MPlayer, chega ao Haiku atualizado. Como de praxe, o aplicativo está disponível no Haikuware. Ao ser instalado, oferece também a instalação de um minibrowser que permite acessar o YouTube e baixar ou rodar diretamente no SMPlayer os vídeos disponíveis. Também na instalação é possível definir se o player padrão será o SMPlayer ou se mantém o MediaPlayer.
Para os fãs de jogos, também foram disponibilizados pelo Christian Albrecht (aka Lelldorin) Brickmaster (clone do Arcanoid feito no EGSL) e 1945 (clone do World War 2). No ritmo em que as coisas andam, 2013 tem tudo para ser o ano do Haiku. ;D

sexta-feira, 15 de março de 2013

Qupzilla 1.4.0 e qBittorrent disponíveis no Haiku



Giovanni Mugnai (Giova84) continua trabalhando a todo vapor no porte de aplicativos baseados na biblioteca Qt para a plataforma Haiku. Após anunciar o porte do Scribus, hoje ele nos brindou com a liberação dos portes do Qupzilla 1.4.0 e do qBittorrent.
O Qupzilla é um navegador web multiplataforma que utiliza o engine Webkit (o mesmo utilizado pelo Google Chrome e pelo Web+) e o Qt. Sua vantagem em relação ao navegador nativo Web+ são algumas ferramentas e extensões disponíveis, como o AdBlocks, a exibição de previews das páginas mais acessadas e possibilidade de salvar senhas de páginas acessadas por usuário, entre outras.


Já o qBittorrent, como o nome já diz, é um cliente P2P para a troca de arquivos. Foi o primeiro cliente P2P a oferecer suporte aos Magnet Links, altamente utilizados pelo The Pirate Bay. Além disso, possui ferramenta de pesquisa na Web integrado e sistema tipo streaming para download e exibição de arquivos de áudio e vídeo.
Se alguém estava reclamando da falta de aplicativos atualizados para o Haiku, o Giovanni está dando uma resposta à altura.
Só podemos dizer, em bom italiano: "Più forte, Giova!"

Voptop Beta 1.2.0 - Um cliente "Skype style" para o Haiku


Foi disponibilizado esta semana no Haikuware a versão beta 1.2.0 do Voptop, um cliente de VoP2P, instant messaging e transferência de arquivos por meio de uma rede descentralizada (P2P). Ele permite telefonia anônima em redes fechadas usando tecnologia Voice over Peer to Peer, seja através de computadores ou de smartphones utilizando a Internet. Seu uso é gratuito.
O conceito do Voptop foi desenvolvido na tese de bacharelado do desenvolvedor, Robert Stiehler. Como toda rede P2P, ele usa o conceito de "peers", que podem ser os próprios clientes Voptop. Os pacotes de dados/voz viajam de peer a peer até chegar no destino, sendo encriptados para que os peers não tenham acesso sem permissão.
Apesar de ser um cliente de telefonia via Internet, ele não acessa as redes do Skype e outras centralizadas. Até o momento, só existem clientes para ele na plataforma Haiku, embora estejam previstos para os SOs mais conhecidos, inclusive iOS e Android. Ou seja, uma outra opção de comunicação além do Caya.

domingo, 3 de março de 2013

Pensando no R2

Mês passado um dos tópicos mais concorridos da lista de discussão dos desenvolvedores foi a respeito da interface de usuário do Haiku. Como é sabido pela maioria dos haikusiastas, a versão R1 objetiva ser uma continuação do BeOS R5, com total compatibilidade binária. Este foi o objetivo estabelecido por Michael Phipps ao dar início ao projeto OpenBeOS e, nesta versão R1 Alpha 4, o objetivo foi quase que completamente atingido.
O problema, porém, é que ficar amarrado ao passado glorioso do BeOS impede o Haiku de alçar voos mais altos, especialmente pelas limitações técnicas impostas pela maiorias dos aplicativos legados, os quais foram construídos sobre o GCC2, já completamente obsoleto. Para ter condição de fazer frente a necessidades atuais de desenvolvimento para plataformas de hardware mais modernas, foi necessário lançar mão de uma "gambiarra", o GCC4 híbrido.
Boa parte dos desenvolvedores, especialmente os mais recentes ao projeto, defendem a retomada do projeto Glass Elevator, uma referência à obra do escritor inglês Roald Dahl, continuação de sua mais famosa obra, A Fantástica Fábrica de Chocolate. No Haiku, o projeto Glass Elevator atende às demandas antigas de usuários que gostariam de ver um SO de design mais moderno e totalmente antenado com as atuais premissas de hardware e software, mas sem perder as características que fazem do Haiku um sistema único.
Segundo Ryan Leavengood, líder dos desenvolvedores, algumas das angústias dos desenvolvedores e usuários, que não necessitam de mudanças profundas na API do sistema, podem ser implementadas até o lançamento da versão final do R1. As demais, mais radicais, podem esperar até o lançamento das primeiras versões da R2.
O fato é que já foi lançada a proposta de criação de um ramo separado para a versão R2 ainda este ano. Uma vez que já temos um ramo específico para a plataforma Intel x86_64, as coisas podem ficar ainda mais interessantes para desenvolvedores e usuários em 2013.
Quem tiver sugestões e ideias, seja no design, seja com novos e poderosos aplicativos, agora é a hora! Entre em contato conosco.

sábado, 2 de março de 2013

Yes, nós temos Scribus!


Sim, senhores! Giovanni Mugnai disponibilizou mês passado no Haikuware uma versão portada do Scribus, algo muito esperado pela comunidade de usuários do Haiku. Afinal, trata-se de um dos aplicativos de desktop publishing mais aclamados do mundo GNU/Linux e certamente um grande reforço para o leque de aplicativos disponíveis para a plataforma Haiku.
Maiores detalhes sobre este porte podem ser conferidos no próprio Haikuware e também na lista de discussão do Haiku.