sábado, 15 de março de 2014

Yes, we have HTML5 Audio and Video!

Ótimas notícias vindas do trabalho de Adrien Destugues, aka PulkoMandy: nesta 23ª semana de atividades intensas em cima do Web+ e do WebKit, ele finalmente pode começar a se debruçar no suporte a áudio e vídeo do HTML5. Trata-se de uma velha demanda dos usuários do Haiku, que permitirá acessar boa parte dos conteúdos multimídia disponíveis na Internet.
É importante frisar que, mais uma vez, o contrato de Adrien foi extendido em mais um mês - até o fim de março - graças às doações da comunidade (não houve participação do Google desta vez). Acredita-se que não haverá renovação do contrato do Adrien para abril, pois o montante necessário, cerca de US$ 2 mil, é considerado "um pequeno milagre" para ser levantado em tão pouco tempo. Entretanto, não podemos deixar de acreditar na capacidade de um milagre acontecer! ;)
Problemas de acesso ao GMail e boa parte dos erros no carregamento de páginas da Web já foram solucionados, embora o suporte ao chat do Facebook e a Hangouts do Google ainda não estejam disponíveis. A equipe de desenvolvimento convida a todos para baixarem a última versão dos nightly builds e testarem a valer o Web+. É uma forma de detectar erros remanescentes e contribuir para esse glorioso trabalho do PulkoMandy. Até o fim do mês, teremos um Web+ bastante usável, fazendo jus ao seu nome (Positive).