segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Lançado oficialmente o Haiku R1 Alpha 4

Haiku R1 Alpha 4 em português do Brasil

Cumprindo o calendário firmado entre os coordenadores de desenvolvimento do Haiku OS – Alexander von Gluck IV (kallisti5) e Ryan Leavengood – foi lançado oficialmente hoje (12/11/2012) o Alpha 4 do Haiku R1. Segundo o comunicado oficial, foram um ano e quatro meses de desenvolvimento, com o objetivo de oferecer um ambiente mais estável, com mais funcionalidades e compatível com um número maior de componentes de hardware. Certamente as novidades agradam tanto aos desenvolvedores como aos usuários finais.
Especialmente para o público brasileiro, a maior novidade está na disponibilidade da tradução do sistema operacional em português do Brasil. Até o mês de agosto, existia apenas uma tradução parcial em português europeu. Agora o sistema conta com menus do Deskbar e das janelas dos aplicativos já traduzidos. A exceção fica por conta do nome dos aplicativos disponíveis e dos menus Applications, Demos, Desktop Applets e Preferences.
Este lançamento traz um sistema mais estável para o desenvolvimento de aplicações nativas, algo do qual o Haiku se ressente. Novas ferramentas e facilidades tornam o sistema mais atraente para desenvolvedores que buscam ambientes promissores que podem, em curto espaço de tempo, alcançar grande popularidade entre usuários finais por sua performance e transparência.

Novas funcionalidades
Desde o lançamento da versão Alpha 3, em junho de 2011, foram corrigidos cerca de 1 mil bugs, adicionadas funcionalidades e ampliado o suporte a hardware. Dentre as novidades, a que mais se destaca é o suporte a redes sem fio encriptadas por WPA/WPA2, completando assim o suporte a redes do Haiku. Até a versão anterior, o Haiku suportava apenas WEP. Ainda na área de redes, o sistema agora suporta pcnet, driver padrão de rede disponibilizado pelo Virtualbox. Com isso, não é mais necessário mudar o tipo da conexão da máquina virtual para poder usar a Internet num Haiku virtualizado.
O BFS (Be File System), sistema de arquivos nativo do haiku, foi melhorado e seu suporte a discos rígidos e partições maiores que 63 terabytes foi implementado. Suporte inicial a discos Blu-ray (UDF 2.50), CPUs Sandy Bridge, OHCI USB, Radeon HD e Intel Extreme também foram acrescentados. Foi atualizado o OpenGL kit para o recente Mesa3D 7.8.2, bem como o WebKit utilizado no navegador web nativo WebPositive. Ficou faltando o gerenciador de pacotes, a ser desenvolvido nos meses de fevereiro e março do próximo ano.

Problemas conhecidos
Como nem tudo é um mar de rosas, especialmente numa versão em estágio alfa, as notas de lançamento relacionam alguns problemas. Destacamos a falta de suporte a renderização de fontes, devido a problemas de patentes, o suporte a algumas placas para redes sem fio – que exigem a instalação de firmwares – e a lentidão ao usar o LiveCD. Tais problemas devem ser resolvidos no decorrer do desenvolvimento do sistema.

Próximos passos
Com o lançamento desta versão, espera-se para o primeiro trimestre de 2013 o lançamento da primeira (e talvez única) versão Beta do Haiku R1. Segundo os desenvolvedores, é muito provável o lançamento da versão estável final no segundo semestre do ano que vem, certamente após o BeGeistert (entusiasta, em alemão), ou seja, em outubro ou novembro de 2013.
A comunidade do Haiku OS Brasil tem como metas para esse ínterim a conclusão da tradução do Guia do Usuário e a realização do primeiro encontro de usuários e desenvolvedores do Haiku no Brasil, cujo nome provisório é “Haikusiasta”, em Salvador (BA), com data a ser definida mas com probabilidade de acontecer no mês de julho ou agosto de 2013.
Convidamos a todos os leitores a baixarem, instalarem e testarem o Haiku R1 Alpha 4, seja em um equipamento de uso (mas não de produção) ou em uma máquina virtual. Os requisitos de sistema continuam os mesmos das versões anteriores: pelo menos 512 Mb de RAM e cerca de 1 Gb de HD livres. Portanto, aquele computador antigo que estava encostado pode se dar muito bem com o Haiku e voltar a funcionar como uma estação de desenvolvimento de aplicativos. Com o porte de importantes ferramentas e plataformas de desenvolvimento, como OpenJDK e Qt, os desenvolvedores poderão ter muitos momentos de diversão... ;)
Link relacionado: Site oficial do Haiku OS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário