domingo, 3 de março de 2013

Pensando no R2

Mês passado um dos tópicos mais concorridos da lista de discussão dos desenvolvedores foi a respeito da interface de usuário do Haiku. Como é sabido pela maioria dos haikusiastas, a versão R1 objetiva ser uma continuação do BeOS R5, com total compatibilidade binária. Este foi o objetivo estabelecido por Michael Phipps ao dar início ao projeto OpenBeOS e, nesta versão R1 Alpha 4, o objetivo foi quase que completamente atingido.
O problema, porém, é que ficar amarrado ao passado glorioso do BeOS impede o Haiku de alçar voos mais altos, especialmente pelas limitações técnicas impostas pela maiorias dos aplicativos legados, os quais foram construídos sobre o GCC2, já completamente obsoleto. Para ter condição de fazer frente a necessidades atuais de desenvolvimento para plataformas de hardware mais modernas, foi necessário lançar mão de uma "gambiarra", o GCC4 híbrido.
Boa parte dos desenvolvedores, especialmente os mais recentes ao projeto, defendem a retomada do projeto Glass Elevator, uma referência à obra do escritor inglês Roald Dahl, continuação de sua mais famosa obra, A Fantástica Fábrica de Chocolate. No Haiku, o projeto Glass Elevator atende às demandas antigas de usuários que gostariam de ver um SO de design mais moderno e totalmente antenado com as atuais premissas de hardware e software, mas sem perder as características que fazem do Haiku um sistema único.
Segundo Ryan Leavengood, líder dos desenvolvedores, algumas das angústias dos desenvolvedores e usuários, que não necessitam de mudanças profundas na API do sistema, podem ser implementadas até o lançamento da versão final do R1. As demais, mais radicais, podem esperar até o lançamento das primeiras versões da R2.
O fato é que já foi lançada a proposta de criação de um ramo separado para a versão R2 ainda este ano. Uma vez que já temos um ramo específico para a plataforma Intel x86_64, as coisas podem ficar ainda mais interessantes para desenvolvedores e usuários em 2013.
Quem tiver sugestões e ideias, seja no design, seja com novos e poderosos aplicativos, agora é a hora! Entre em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário