terça-feira, 16 de julho de 2013

Problemas técnicos colocaram Haikuware e BeBits fora do ar

Durante a semana passada, os sites Haikuware e BeBits, principais repositórios de programas para o Haiku, estiveram fora do ar. Como não houve comunicação do mantenedor dos sites, Karl von Dorff, à comunidade sobre o ocorrido, muita especulação rolou na lista de discussão do Haiku, o que ensejou por parte de Karl a emissão deste comunicado, após a solução do problema. Na mensagem, ele explica que se tratava de um problema sério com os servidores, que a solução não era simples e demandava um tempo que, naquele momento, ele não tinha e convida toda a comunidade a colaborar com a manutenção dos serviços através de doações via Paypal.
É importante ressaltar que von Dorff vem mantendo sozinho os sites desde 2007, sem contribuições. Pelo contrário, ele tem apoiado diversas iniciativas que favorecem o Haiku, como o Gallium. As despesas com a manutenção dos sites giram em torno de 588 euros (cerca de R$ 1.760)/ano. No referido comunicado, ele informa que pretende dar uma repaginada no Haikuware, de forma a torná-lo mais amigável.
Na lista de discussão, comentários acalorados alimentam um debate sobre a realização de doações de cerca de 1 euro por cada participante - supondo que a comunidade tenha aproximadamente 600 participantes no mundo inteiro. De minha parte, pretendo doar o equivalente a 10 euros. É o mínimo que posso fazer por um serviço que dá vida ao Haiku - imaginem instalar o SO e não ter disponível outros aplicativos para torná-lo mais interessante!
Atualização: Em apenas dois dias em que a campanha foi colocada no ar, Karl conseguiu arrecadar mais do que necessitava para manter os serviços por um ano inteiro! Com isso, ele postou uma mensagem de agradecimento, informando que os valores excedentes seriam utilizados para custear a manutenção dos servidores no exercício seguinte (2015). Essa é uma prova da força de uma comunidade que, embora pequena, é coesa e sabe se mobilizar. Parabéns para todos nós da comunidade do Haiku!

Nenhum comentário:

Postar um comentário