sábado, 12 de julho de 2014

Atualização do Haiku agora é via Haiku Depot

Quem visitou o Haiku Files nos últimos dias deve ter verificado que não estão sendo mais disponibilizados nightly builds recentes naquela página - a última versão, hrev47380, data de 16 de junho passado. O motivo reside na mudança da forma como atualizar o sistema, que agora ocorre via Haiku Depot (Depósito Haiku, na nossa versão). Neste post no fórum oficial, consta o conjunto de comandos necessários para acrescentar ao gerenciador de pacotes os repositórios com as versões atualizadas do sistema - a versão mais recente é hrev47490, de 12 de julho (ou seja, hoje).
Segundo um dos comentaristas do post, isto torna o Haiku um sistema rolling release, com atualizações de sistema automáticas. Ainda é cedo para confirmar isso, uma vez que a versão final do sistema ainda não saiu, nem mesmo o prometido alpha 5. Por outro lado, trata-se de um grande passo dado desde a criação do gerenciador de pacotes, sendo um sensível sinal de amadurecimento. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Atualização:
Hoje foi anunciada a nova página dos nightly builds.

6 comentários:

  1. Ola!
    eu já tive o ppraser de usar o haiku em um notebook a alguns anos mas por falta de uma suiite office tive de deixaar dee lado nãao sei se já exxiite uma suiite funcional mass semprre acoonpanhei mesmo de loonge os avanços do "pequeno poema" e despertoou em mmim o desejo de intalalo nativamente de novo incluusive tenho um AAOd255 e preciso de ajjuda como crio um usb inicializável ee como instalar bibliotecas ee aplicativos em todos os tutoriais sempre me pareceu um pouco vago . descuulpe por minhas duvidas serem tao primarias maas agradeçço a ajuda

    ResponderExcluir
  2. Olá, Julios!
    As informações que precisa para a criação de um USB inicializável estão em https://www.haiku-os.org/guides/installing/making_haiku_usb_stick. As mudanças proporcionadas pelo Haiku Depot e pelo porte do WebKit estão tornando o sistema cada vez mais atraente. Ainda não temos um pacote office nativo, mas é possível utilizar o Google Docs através do Web+ sem maiores problemas. Caso queira algo mais offline, também é possível utilizar o Scribus, desde que tenha instalado o Qt 4.8. Caso tenha mais dúvidas, pode nos consultar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaadriano agradeço a atencao eu tenho apenas mais duas perguntas 1 como insstalar o qt nessa ultima nigth bildie e o wifi fica lincado apenas por alguns minnutoss ja passou por isso e como contornar vc tem alguma ideia

      Excluir
    2. Julios,
      o Qt pode ser instalado via Haiku Depot (Depósito Haiku), semelhante à Central de Software do Ubuntu. Quanto ao Wifi, é preciso saber se a placa é compatível com o sistema operacional. Sugiro pesquisar na página oficial.

      Excluir
  3. Ola sou novo no haiku, se possivel gostaria de ajuda pra conhecer melhor o sistema. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Otoniel!
      Obrigado por se interessar pelo Haiku!
      Sugiro que explore todas as páginas e artigos publicados em nosso blog para se familiarizar com o sistema. Caso tenha dúvidas, não se acanhe em nos contatar.

      Excluir