domingo, 7 de outubro de 2012

Instalando Haiku Alpha3 no VirtualBox para o OS X


Instalando Haiku Alpha3 no VirtualBox para o OS X
http://betips.net/2009/09/25/installing-haiku-alpha1-in-virtualbox-under-os-x/
(tradução nossa)

VirtualBox é um controlador de maquinas virtuais. Isso significa que ele é um programa que finge ser um computador separado, no qual você pode carregar diferentes sistemas operacionais. Ao contrário de outros programas como Parallels ou VMWare, ele é Livre. Usando o VirtualBox permite que você experimente o Haiku sem a necessidade de comprar uma nova máquina ou particionar um disco.

Essa não é necessariamente a única maneira de instalar o Haiku no VirtualBox. É uma forma que funcionou comigo, depois de mexer muito. Sinta-se livre para adaptar estas instruções para as suas próprias necessidades.
  • VirtualBox version: 4.1.23 r80870
  • Host OS: Mac Os X 10.8.2
  • Guest OS: Haiku Alpha3  Nightly Images hrevr1alpha4-44624
  1. Instalar o VirtualBox no Mac OSX.
  2. Baixe o arquivo. Imagem ISO do Haiku. Grave em CD (Isso é opcional. Você pode inicializar diretamente a partir da ISO.)
  3. Inicie o VirtualBox e criar uma nova VM. Em “Novo”, definir o sistema operacional como “Outro” e em versão “para outros / desconhecido”. Nomeie-o como Haiku.
  4. 512 MB de memória deve ser suficiente para Haiku.
  5. Criar um "disco rígido" novo. Deixe o "boot do disco rígido" como caixa assinalada. Você pode usar um disco dinâmico(o disco vai crescendo, aos poucos em vez de ocupar o espaço total). Faça-o de 4 GB ou mais, se você pode poupar o espaço em disco.
  6. Agora clique em configurações e use o seguinte:
    1. Geral | Avançado: Desative a Área de transferência Partilhada. (não irá funcionar de qualquer maneira). Lembre-se de verificar as mudanças de tempo de execução
    2. Sistema | Placa mãe: Verifique se o CD/DVD está marcada na ordem de boot. Desmarque o disquete
    3. Sistema | Processador: Se você tem um processador Core2Duo, você pode especificar duas CPU. Se você tem um 8-core Mac Pro, saiba que eu te odeio. Não especificar mais CPU do que você realmente tem. Habilitar PAE/NX
    4. Sistema | Aceleração: Habilitar tudo
    5. Vídeo | Gráfica: Vá lá, seja ousado, coloque 32MB para jogar. Habilitar “Activar Aceleração 3D”
    6. Vídeo | Vídeo Remoto: Desative 
    7. Rede | Adaptador 1: O padrão PCNET-Fast não funciona. Há três Intel PRO/1000 adaptadores disponíveis e todos eles parecem funcionar. Você possui 4 adaptadores, pode tentar verificar todos os três adaptadores e comparar as velocidades no Haiku.
    8. Pasta Compartilhadas: Não adianta tentar utilizar. Isso requer a instalação do pacote de convidados, que ainda o Haiku não suporta.
  7. Insira o CD que você fez no passo 2, ou adicionou a ISO. Agora feche a tela de configurações e clique no ícone “Inicio”. Sua VM irá iniciar a partir do CD ou ISO e irá iniciar o procedimento de instalação. Você vai precisar inicializar o disco rígido virtual. Não se incomode com um esquema de partição, basta colocar BeFs. Continue a instalação, ao terminar, retire o CD e reinicialize. Bem-vindo ao Haiku!

4 comentários:

  1. Ecrã, Nadilson?
    Já vi que a tradução não é sua...

    ResponderExcluir
  2. Adriano, isso.. pelo menos no meu VirtualBox esta como ecrã.. o seu esta como?.. no texto original esta como display.. mas no meu é ecrã

    ResponderExcluir
  3. Segue para minha defesa http://imageshack.us/f/585/capturadetela20121007s2.png/ =D

    ResponderExcluir
  4. Meu Virtualbox está em português do Brasil, mostra display mesmo.

    ResponderExcluir